30 ERROS QUE UM MINISTÉRIO DE LOUVOR NÃO DEVE COMETER (PARTES 4 E 5)

Desculpe pela demora pessoal, tivemos alguns probleminhas…

Mas estamos de volta com a série “30 ERROS QUE UM MINISTÉRIO DE LOUVOR NÃO PODE COMETER”. E em vez de 5 tópicos, hoje publicaremos 10 e na semana que vem, se Deus quiser, publicaremos os 5 últimos tópicos.

Vamos lá!!!

16-VESTIMENTA INADEQUADA

-Sua vestimenta deve ser coerente ao tipo de ambiente e reunião que você está ministrando.

-Cuidado com vestimenta inadequada, tipo roupa justa, cores chamativas etc.

-Esteja atento a sua aparência – cabelos penteados, dentes escovados, maquiagem leve, usar desodorante etc. Quem está ministrando passa a ser alvo de observações em todos os sentidos.

17-CANTAR CÂNTICOS COM OS QUAIS NÃO ESTÁ FAMILIARIZADO

-Não conhece o cântico, não cante! Não sabe tocar o cântico, não toque!

-Para ganhar confiança do auditório, é preciso demonstrar convicção e certeza sobre o que está ministrando.

-Conhecer bem e ter domínio do cântico ministrado, é imprescindível para que o ministro atinja seu objetivo.

18-CANTAR FORA DA TESSITURA VOCAL

-A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Na música onde há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros elementos.

-Muitas músicas que ministramos na igreja não fluem como poderiam, por causa da escolha errada da tonalidade. Por vezes, o tom é muito alto e as pessoas não conseguem cantar.

-O tom pode influenciar na sonoridade da música vocal com acompanhamento, bem como causar danos nas cordas vocais.

19-ELABORAR UM REPERTÓRIO INAPROPRIADO AO TIPO DE REUNIÃO

-Elabore um repertório adequado ao tipo de reunião. Por exemplo: reunião de jovens, evangelismo, santa ceia etc.; o repertório de um culto dominical é diferente de um lançamento de um CD, por exemplo.

-Elabore uma sequência lógica no repertório, ou seja, músicas de celebração, músicas de adoração, músicas de comunhão etc. A ministração é como um “vôo de avião”, tem um destino.

20-CANTAR MUITAS MÚSICAS NUM PERÍODO CURTO DE MINISTRAÇÃO

-Elabore um repertório adequado ao tempo de duração do louvor (conferir com o pastor).

-Dependendo do tempo dado a ministração, não será necessário uma lista extensa de músicas. Esteja atento a maneira como o louvor está transcorrendo e explore um determinado cântico quando perceber que está fluindo profeticamente.

-Muitos exageram no tempo da ministração dos cânticos e passam do horário estipulado, atrapalhando assim, o andamento da reunião. Quando excedemos os limites, podemos cansar o auditório, não atingir os objetivos definidos e forçar a reunião a terminar fora do horário.

21-ENSINAR MUITAS CANÇÕES NUM PERÍODO DE MINISTRAÇÃO

-Para que haja participação do público, procure ensinar durante a ministração, um ou dois cânticos. Procure repeti-los para que todos guardem bem a letra e melodia.

-Quando se ensina muitas músicas num período de louvor, o público não consegue assimilar as canções, causando uma dispersão.

22-CANTAR SEMPRE AS MESMAS MÚSICAS NAS MINISTRAÇÕES

-A Bíblia nos estimula a cantar novos cânticos (Sl 96:1). Porque cantar um cântico novo? Para cantar com o coração e não apenas com a mente.

-Cometemos um grande erro quando nunca reciclamos o nosso repertório. Reciclar, significa, “atualizar-se para obter melhores rendimentos”. Os ministros devem sempre estar atualizados, escutando boas músicas, consultando a internet etc.

23-CANTAR CANÇÕES SEM A DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

-É o Senhor que sabe qual é o cântico certo para a hora certa.

-Devemos tomar cuidado para não cantarmos cânticos que nos identificamos sem ouvirmos o Espírito Santo (ICo 14:8). Muitos só querem cantar cânticos que se identificam apenas atrapalhando assim, o fluir da reunião. Estejamos atentos e sensíveis a voz do Espírito Santo.

24-NÃO AVALIAR O CONTEÚDO DOS CANTICOS MINISTRADOS

-Muitos estão ensinando canções para a igreja que estão na “moda”, mas que não possuem um conteúdo bíblico correto. Devemos avaliar biblicamente o que estamos ensinando e cantando dentro de nossas igrejas.

-Cantemos cânticos teologicamente corretos.

-Cantemos a palavra de Deus! A bíblia é o “hinário” de Deus. Quem canta a palavra de Deus, amanhã não vai precisar pedir desculpas pelo que ensinou.

25-IMITAR OUTROS MINISTÉRIOS

-Cada um de nós tem características diferentes. Deus nos fez assim! Deus nos quer do jeito que somos, com os dons  talentos e as características que Ele nos deu.

-Muitos caem no ridículo quando imitam trejeitos, frases, modo de cantar de outros ministros etc.

-Cuidado com palavras da “moda”, como: “shekiná”, “nuvem de glória”, “trazer a arca”, “chuva”, “noiva”, “abraça-me”, ou então, expressões com duplo sentido, “quero deitar no seu colo”, “quero te beijar”, “quero ter um romance contigo”, “quando Deus penetrou em mim eu fiquei feliz”, “quero cavalgar contigo” etc.

-Não quero ser radical e dizer que há problemas em utilizar estas expressões. Porém devemos refletir o que temos cantado em nossas igrejas. Muitos cantam e compõem canções enfatizando essas expressões, muita vezes sem saber o significado e sem nenhum propósito, fazem isso apenas por ser uma expressão do “momento”, ou para dar ideia de “intimidade” com Deus, tornando-se infelizes nas colocações das palavras, até mesmo com duplo sentido. Cuidado, intimidade sem reverência vira desrespeito!

-É verdade que Deus nos convida para sermos seus amigos, mas cabe a nós dar a glória devida ao Seu nome! Ele é nosso amigo, mas é nosso deus! Não devemos tratar Deus como nosso “coleguinha de escola”. Cuidado para que, em nome da “intimidade”, você não perca o respeito e temor a Deus. (Exemplo: A visão de Isaías no cap.6 –“Ai de mim…”).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: