Seja um missionário – Junta de Missões Mundiais

O texto abaixo foi extraído do site da Junta de Missões Mundiais (JMM) e é uma ótima forma de orientar os irmãos ao trabalho missionário.

SEJA UM MISSIONÁRIO

Ampliar o trabalho missionário entre os povos não-alcançados para Cristo, adotando estratégias de rápida penetração na chamada Janela 10/40, despertar vocações e reforçar o trabalho missionário nos países onde já há missionários batistas brasileiros são alguns dos objetivos do Plano Estratégico da JMM.

Esse plano prevê a conversão de pessoas, a abertura de frentes pioneiras, o treinamento de líderes, a execução de projetos especiais, o treinamento de obreiros da terra e a fundação de novas igrejas. Avaliado a cada seis meses, o Plano Estratégico é um valioso instrumento de medição do avanço missionário dos batistas brasileiros no mundo.

CATEGORIAS DE MISSIONÁRIOS

Hoje, com a diversidade de trabalho que os campos exigem, o missionário é enviado para ser pastor, professor, enfermeiro, médico, dentista, capelão etc, de acordo com as seguintes categorias:

Efetivos

Missionários de carreira que vão aos campos com contrato de quatro anos, que pode ser renovado.

Temporários

São aqueles nomeados para um país da América Latina ou África por um período de até dois anos. Após este período, dependendo da avaliação do seu desempenho e desejo pessoal, poderá solicitar sua efetivação.

Especiais

São enviados para um trabalho específico e por tempo determinado.

Voluntários

Missionários enviados aos campos com sustento próprio e por período determinado, para apoiar obreiro efetivo.

Associados

São sustentados em convênio com outras agências missionárias ou igrejas.

Fazedores de Tendas

Missionários enviados aos campos com sustento próprio usando suas habilidades profissionais, independentemente de preparo teológico.

Obreiros da terra (Autóctones)

São obreiros do país, selecionados e treinados para o trabalho com o seu próprio povo.

Radical – Voluntários Sem Fronteiras

São preparados para atuarem a partir de um novo paradigma missionário, com sustento de suas igrejas ou de outras, para viver em comunidade com outros obreiros. Para saber mais sobre os requisitos mínimos para ingressar nas categorias do Projeto, acesse o Canal do Radical – Voluntários sem Fronteiras.

QUEM PODE SER UM MISSIONÁRIO

Os missionários através da JMM são pessoas a quem Deus vocaciona para uma missão especial de evangelizar. São homens e mulheres qualificados espiritual, física, intelectual e emocionalmente, que serão treinados para evangelizar fora do Brasil. Para ser enviado a um campo de Missões Mundiais, o missionário que vai trabalhar em outra cultura passa por um processo de seleção e treinamento, que o qualifica para enfrentar uma realidade diferente em outro país. Ele se apresenta à Junta e, após uma série de exames e entrevistas, se aprovado, deve levantar seu sustento financeiro junto às igrejas da CBB para ser enviado a um campo missionário.

O missionário que vai trabalhar em outra cultura precisa estar preparado para atuar em diversos ministérios. Além de evangelizar, discipular, implantar igrejas, ensinar em seminários, visitar lares, ele faz capelania em hospitais e presídios, presta atendimento médico, odontológico e de enfermagem, realiza multi-ministério e ensina em escolas. O propósito é o surgimento de igrejas fortes, que se sustentem e se propaguem na comunidade, na cidade, no país e no mundo. Ele utilizará várias estratégias para estar em contato com o povo através das seguintes áreas:

Educacional – O trabalho de educação básica é uma das estratégias que o missionário utiliza para, além de evangelizar, ajudar o povo a melhorar suas condições de vida. Em países como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, o trabalho educacional é uma oportunidade de tirar as crianças da rua e oferecer-lhes uma nova maneira de viver.

Saúde – A vida tem sido desperdiçada em muitos países por falta de atendimento médico. Missionários preparados na área acumulam funções de médico, enfermeiro e dentista no socorro ao povo. Fazem consultas, oferecem remédios e ministram tratamentos em caso de doenças mais sérias. Para crianças desnutridas e gestantes é feito um trabalho nutricional. Quando a dor profunda é no coração, o trabalho de capelania é ministrado pelos missionários em hospitais, presídios e igrejas, levando alívio e esperança aos que sofrem.

Social –
O trabalho de assistência social, realizado em campos da África e América Latina, é um dos mais empolgantes. De acordo com uma visão ampla e integral, os missionários têm dirigido projetos em comunidades carentes, com atendimento médico e um trabalho nutricional feito com gestantes e crianças. Especial atenção é dada ao cuidado do corpo marcado pelas muitas guerras, com atendimento a mutilados, doentes e órfãos; ensino de fabricação de sapatos, muletas, roupas e distribuição de alimentos. A assistência social à comunidade é também dada através de serviços de creche.

Caso você deseje tornar-se um Missionário, clique aqui e entre em contato conosco e esclareça as suas dúvidas.

Onde os Batistas Brasileiros estão:

África: África do Sul, Angola, Botsuana, Burkina Fasso, Cabo Verde, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Mali, Moçambique, Níger, São Tomé e Príncipe e Senegal.

Américas: Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Norte da África, Ásia e Oriente Médio:
Cazaquistão, China, Egito, Etiópia, Índia, Iraque, Japão, Jordânia, Líbano, Malásia, Palestina, Síria, Sudão, Tailândia, Timor-Leste e Tunísia.

Europa: Açores (Portugal Insular), Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielo-Rússia, Espanha, Estônia, Geórgia, Itália, Letônia, Lituânia, Moldávia, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomênia, Ucrânia e Uzbequistão.

Anúncios

Sobre Valéria Andrade


Uma resposta para “Seja um missionário – Junta de Missões Mundiais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: