Evangelho via internet

Evangélicos potencializam a rede mundial com novas opções de conhecimento do Evangelho

Televisão, rádios e jornais já são meios tradicionais para divulgação do Evangelho. Contudo, na era da Internet, uma verdadeira revolução tem colocado o Evangelho acessível a qualquer hora e lugar. E em formatos cada vez mais variados. Seja para o evangelismo ou para o consumo, a propagação eletrônica da Palavra de Deus é um fato. Cerca de 60% das igrejas protestantes nos EUA têm página na Internet, realidade também presente no Brasil.

Muito conhecida por seus chats que conectam pessoas em diferentes lugares do mundo, a rede mundial agora pode também ser conhecida como meio para o evangelismo, pelo menos no que depender dos evangélicos. Nos Estados Unidos, as formas são as mais variadas.  Na maior convenção de entretenimento eletrônico, a E3, foi lançado o jogo Left Behind: Eternal Forces. Em um mundo pós-apocalíptico, o game é uma luta contra o Anticristo, onde os aliados são os anjos e é preciso ler partes da Bíblia.

Já a empresa americana FaithMobile oferece o programa Você falou com Deus hoje?, um serviço de mensagens bíblicas, proteção de tela, fotos e imagens, por meio do pagamento de 5,99 doláres mensais. Um outro exemplo são as opções variadas de MP3. Nesse formato estão disponíveis sermões para que cada pessoa possa ouvir no iPod.

Alguns exageros são cometidos. A igreja de Granger, na Indiana, recorreu à temática do sexo, considerado por eles uma importante arma de marketing. Para conseguir mais adeptos, a congregação criou o site My lame sex life (Minha fraca vida sexual).

Há também os grupos de oração, onde as preces personalizadas cruzam fronteiras para pedir por saúde de um paciente com câncer, fim de violência entre vizinhos, entre outros desejos da intervenção divina.

Essa utilização da web desperta dúvidas e uma variedade de estudos teológicos que expõem o risco de transformar a fé em mais uma mercadoria. De acordo com a empresa de publicidade cristã americana Holy Cow Criative, o objetivo é ter a chance de ser moderno e relevante, e tirar o peso que sempre acompanha a palavra sermão fora da igreja.

FONTE: Folha Gospel

Anúncios

Sobre Valéria Andrade


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: