HUMILDADE

Portando, o segredo da benção de Deus é a humildade, não adianta chegarmos a Deus, como se Ele fosse obrigado a nos perdoar ou abençoar. 

 Uma das parábolas de Jesus que é bem conhecida é a do Filho Pródigo. Ela é contada em Lucas 15: 11 a 32.

Através desta parábola, Jesus nos mostra que Deus, na sua infinita bondade e misericórdia nos perdoa e nos aceita de volta quando nós o abandonarmos e depois nos arrependermos.

O final, é bem emocionante, o filho, depois de perder tudo o que o pai lhe deu, volta arrependido, e sabendo que não merecia o perdão de seu pai, lhe pede para ser ao menos um empregado. O importante para o filho naquele momento era estar novamente perto de seu pai, mesmo que fosse como um empregado.

 Como sabemos, o pai não só o aceita de volta como filho, como dá um banquete me comemoração a sua volta.

 Vamos agora, analisar alguns fatos importantes nesta parábola que contribuiu para o seu final tão emocionante.

 Nos versículos 12 a 13, o filho mais faz com que seu pai lhe dê sua parte da fazenda e vai “viver a vida”.  Desperdiçando todo o seu dinheiro dissolutamente.

 Começa a passar por várias dificuldades em meio a tudo isso, se lembra da casa de seu pai, e como era bem tratado. Vem então sobre ele o arrependimento e ele decide voltar e pedir ao pai que o recebe como empregado, pois depois de tudo o que fez, não se acha digno de ser recebido como filho.

Encontramos nesta parte da história, o grande segredo para o final emocionante que lemos na Bíblia.

Nos versículos 20 e 21 o filho arrependido, se mostra humilde perante o pai e reconhece que não merece perdão. Mas o pai lhe perdoa e lhe dá um grande banquete e um anel e ele é tratado com grande honra e alegria por ter retornado.

Mas, como seria o final desta história, se este mesmo filho que perdeu tudo o que tinha, ao reencontrar seu pai, ao invés de Ter sido humilde tivesse dito a seu pai:

“ Bom pai, eu perdi tudo o que o senhor me deu, agora voltei e o senhor vai ter me agüentar e me sustentar com o que sobrou, porque eu não tenho mais nada e minha última alternativa era voltar pra casa. “

Como teria sido a reação daquele pai, se ao invés de ver um filho humilde que pedia perdão, tivesse recebido um filho soberbo que achava que o pai era obrigado a perdoa-lo e aceita-lo de volta?

Como teria sido o final desta história?

Isso nos leva a pensar, como muitas vezes temos nos comportado perante Deus. Nós pecamos e achamos que Deus é obrigado a nos perdoar, não somos nem um pouco humildes, achamos que se Deus nos perdoar não está fazendo mais que sua obrigação. Somos orgulhoso e soberbos, achando que podendo entrar e sair da presença de Deus quando quisermos .

Devemos usar a humildade daquele rapaz como exemplo para as nossas vidas, e se pecarmos sermos humildes o suficiente para saber que Deus não é obrigado a nos perdoar, Ele o faz por causa do seu infinito amor e misericórdia. Mas a humildade é essencial para que possamos receber verdadeiramente o perdão de Deus. A Bíblia nos testifica isto nos seguinte versículo:

Tiago 4: 6  “…Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.”

Jesus também nos adverte a sermos humildes:

Mateus 11: 29   “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.”

Portando, o segredo da benção de Deus é a humildade, não adianta chegarmos a Deus, como se Ele fosse obrigado a nos perdoar ou abençoar. Precisamos aprender a seguir os passos de Jesus e sermos humildes não somente para com Deus mas também uns com os outros.

Cristiane Menezes

Igreja Batista da Lagoinha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: